Departamento Doutrinário
O Departamento Doutrinário tem a responsabilidade de sustentar a pureza doutrinária, programar e dirigir as denominadas Reuniões Públicas Doutrinárias, as Reuniões dos Grupos do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE, o Estudo das Obras da Codificação Espírita, os Núcleos de Estudos Operacionais, Reuniões Comemorativas e, eventualmente,Conferências Públicas.
Departamento Mediúnico
É responsabilidade do Departamento as atividades de: ​​​
I - Estudo e Educação da Mediunidade ​
Atividade privativa, que deve ter uma sequencia gradual de transmissão do conhecimento da Doutrina Espírita, dos princípios que norteiem o emprego da mediunidade e da Moral contida no Evangelho de Jesus. O curso deve ser desenvolvido em dois níveis, no primeiro, de natureza teórica e no segundo prioriza-se a realização da prática mediúnica propriamente dita, que deve ser conduzida por pessoas experientes e sócios da Casa.
II -Reunião Mediúnica
Atividade privativa, na qual se realiza o serviço de assistência aos Espíritos necessitados, integrada por trabalhadores que possuam conhecimento e formação espírita compatível com a seriedade da tarefa.
Departamento de Atendimento Espiritual
É um conjunto de atividades que visa a atender, adequadamente, as pessoas que buscam e freqüentam a Casa visando obter esclarecimento, orientação, ajuda e assistência espiritual e moral. Objetiva planejar, organizar, promover e controlar todas as atividades que envolvam o exercício da assistência espiritual nas seguintes áreas:
I - Atividade de Atendimento pelo Passe Magnético;
II - Atividade de irradiações;
III - Atividade de Atendimento Espiritual Fraterno;
IV - Atividade de Psicografia;
V - Atividade de Recepção;
VI - Atividade de Implantação do Evangelho no Lar.
Departamento de Infância e Juventude
O Departamento tem como objetivo levar o conhecimento espírita e seus princípios às crianças e aos jovens, considerando as condições dos mesmos, adaptando o conteúdo aos seus níveis mentais, aplicando técnicas atuais de educação e promovendo, assim, a integração dos mesmos à Casa e ao Movimento Espírita.
Compete a este departamento:
I - Promover a integração da criança e do jovem evangelizando: consigo mesmo; com o próximo; com Deus.
II - Proporcionar ao evangelizandoo estudo: da lei natural que rege o Universo; da "natureza,
origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações como mundo corporal".
III - Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como homem integral, crítico,
consciente, participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda a perfeição de que é suscetível.
Departamento de Comunicação Social Espírita
O Departamento de Comunicação Social Espírita tem por objetivo colocar ao alcance e a serviço de todos a mensagem esclarecedora e consoladoraque a Doutrina Espírita oferece à humanidade.
É função do Departamento recomendar a estratégia e a tática da veiculação de informações
relacionadas à casa aos princípios doutrinários e ao Movimento Espírita, observando sua abrangência, audiência, programação, freqüência e duração. Cabe-lhe, igualmente, selecionar e adequar os veículos de comunicação aos objetivos doutrinários.
Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita
O Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita objetiva planejar e desenvolver ações para:
I - Dar condições ao homem socialmente necessitado, ajudando-o a caminhar só e aproximar-se de Deus. A problemática social vista pelo ângulo da Doutrina Espírita é consistente, serena e reforma o homem, para melhorar o mundo;
II - Atender as famílias socialmente necessitadas na programação assistencial da Associação e Integrar os pais nos princípios da moral cristã, educar a criança, reeducar o idoso, as quais constituem algumas das parcelas no processo de transformação do grupo social;
III - Sustentar a necessidade de estudo, observação e preparo nessa fase de motivação. A característica principal nos aponta a realidade que vive a família carente do pão material e, notadamente, do alimento espiritual;
IV - Tomar operacional a educação da família socialmente necessitada;
​
V - O Departamento realiza estudo e planejamento das atividades, semanalmente, de acordo com dia e horário estabelecido pela Diretoria.
VI - O Departamento administra o bazar de roupas usadas recebidas por doação de freqüentadores, trabalhadores e/ou simpatizantes.
Departamento de Administração
Fornece serviços à comunidade, reter sócios e formar líderes capacitados a desempenhar funções na casa e fora dela.
Desenvolve procedimentos qeu enfatizem continuidade, comunicação e envolvimento dos sócios, visando favorecer o funcionamento da casa.

O Departamento de Administração posui as seguintes responsabilidades:
I - Realizar atividades que maximizem a eficácia da casa;
II - Ajudar o secretário da casa a inonitorar o comparecimento às reuniões;
III - Organizar programas semanais e especiais;
IV - Promover o companheirismo entre os associados da casa;
V - Receber os novos associados, bem como a informá-lós sobre as normas e procedimentos da casa e envolvê-los nas atividades;
VI - Auxiliar na elaboração do informativo da casa;
VII - Acompanharas atividades do Clube da Leitura;
VIII - Organizar o Cantinho do Livro.