© 2013 GEABEM. Todos os direitos reservados

O que é o Espiritismo?

"Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito da Verdade, a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Mas vós o conhecereis, porque ele ficará convosco e estará em vós." – "Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito". (João, XIV: 15 a 17 e 26)

O Espiritismo (também chamado de Kardecismo ou Doutrina espírita) é um conjunto de princípios e leis codificados pelo professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, alias Allan Kardec, em meados do século XIX. Refere-se a uma doutrina que trata da "natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela dimanam", e fundamenta-se nas manifestações e nos ensinamentos dos Espíritos. Também é compreendido como uma doutrina de cunho científico-filosófico-religioso voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns. 

Difere o ESPIRITISMO de todas as religiões conhecidas, por demonstrar a lógica de seus ensinos através de experiências científicas documentadas por uma legião de sábios de renome internacional. Além de confirmar os ensinamentos básicos de todas as religiões, não pretende demolir ou combater as que o precederam. Antes, reconhece a necessidade da existência delas para grande parte da Humanidade, cuja evolução se processa lenta e gradualmente.