A importância do Lar na educação moral
É no lar que os Espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem-se no campo afetivo, desenvolvendo a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor.
Assim, a função educadora e regeneradora da família é extremamente delicada e importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade de ascensão na escala evolutiva, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.
Coerente com essa visão, afirma Emmanuel:
“A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”.
Emmanuel - Psicografia de Francisco C. Xavier, O Consolador, questão 110, FEB.
1. ABERTURA (FEITA PELO RESPONSÁVEL)
Preparação do ambiente:
- Ler um texto do Evangelho Segundo Espiritismo, ou de qualquer livro de mensagem, (por exemplo: Fonte Viva, Vinha de Luz, Pão Nosso, Um Minuto com Jesus, Otimismo Todo Dia) aberto ao acaso ou em seqüência (uma lição por semana);
- Pedir para um dos familiares fazer uma prece de abertura;
Exemplo: agradecer a presença de Jesus, dos benfeitores espirituais, dos familiares já desencarnados, pedir a proteção e o amparo de Deus no Evangelho, para que este possa ser do proveito de todos.
2. EVANGELHO
- Pedir a um dos familiares, de preferência em rodízio, para que abra o Evangelho ou livro de mensagem ao acaso e leia um trecho ou uma mensagem;
- Cada um dos participantes deve comentar brevemente o que entendeu do trecho lido e como aplicá-lo no dia-a-dia, sem causar polêmicas.
3. VIBRAÇÕES
- Fazer as vibrações de preferência em rodízio, cada um indicando, segundo sua inspiração, o lugar ou pessoa a ser beneficiada;
Lembrar que quando vibramos, por exemplo: “Paz para o mundo”, não devemos mentalizar os lugares em guerra e, sim, o mundo em luz e as pessoas em paz.
- Vibrar sentimentos de saúde, alegria, paz, pelos: hospitais, amigos, velhice desamparada, crianças, doentes, encarcerados, nossos desafetos, parentes, oficinas de trabalho, etc.
4. ENCERRAMENTO
- Agradecer pela assistência espiritual recebida durante a reunião;
- Fazer uma prece, podendo ser qualquer oração, desde que feita com o coração.
Komentáře